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    Pode utilizar, uma vez que a EC da Justiça é uma Entidade Certificadora do Estado, ou seja, nos termos do Decreto-Lei nº 116-A/2006, de 16 de Junho, republicado pelo Decreto-Lei nº 161/2012, de 31 de Julho, está sob a hierarquia da Entidade Certificadora Electrónica do Estado (ECEE), logo, credenciada pelo Gabinete Nacional de Segurança e, como tal, os certificados por si emitidos são qualificados, conferindo valor probatório à assinatura digital. Poderá assim, assinar legalmente as publicações com os certificados da EC da Justiça.



O meu certificado digital encontra-se válido, porém os meus dados pessoais necessitam de ser atualizados. Deverei efectuar novo pedido de certificado?

    Não deverá efetuar novo pedido. Deverá entrar em contacto telefónico com o IGFEJ (helpdesk: 707 200 004), para que lhe sejam fornecidos todos os esclarecimentos necessários a um pedido de modificação, bem como, para se proceder ao agendamento do registo presencial, tal como é realizado para o certificado inicial, de modo a garantir-se a autenticidade da identidade. Na página http://icp.igfej.mj.pt encontra-se o manual do utilizador que explica esta operação.



Caso queira voltar a alterar o meu PIN, como devo proceder?

    Poderá voltar a alterar o PIN através do caminho Iniciar/Todos os Programas/Gemalto/Classic Client Toolbox/Administração Cartão/Gerenciamento de PIN/Trocar o PIN. Estes procedimentos estão descritos no manual do utilizador que se encontra na página http://icp.igfej.mj.pt.



Bloqueei o meu PIN. Como poderei desbloqueá-lo?

    Poderá desbloqueá-lo, utilizando para isso o código PUK (PIN Administrador) que lhe foi enviado por carta, através do caminho Iniciar/Todos os Programas/Gemalto/Classic Client Toolbox/Administração Cartão/Gerenciamento de PIN/Desbloquear PIN. Estes procedimentos estão descritos no manual do utilizador que se encontra na página http://icp.igfej.mj.pt.



Bloqueei o meu PIN Administrador. Como poderei desbloqueá-lo?

    Se lhe aparece a mensagem de PIN Administrador bloqueado, então o cartão ficou inutilizado, pois não existe maneira de desbloquear este PIN (PUK). Por favor, contacte o Administrador da Autoridade de Registo (pki@igfej.mj.pt) ou o serviço de Helpdesk (e-mail: apoio@igfej.mj.pt / telefone: 707 200 004), para saber que medidas tomar.



Foi feita a instalação do meu cartão. Ao ligar o computador pede-me o pin. Após digitação do mesmo, dá-me o erro: “Parâmetro incorreto”. Será que a instalação não ficou bem feita?

    O que se passa é que o cartão ainda não faz login no sistema. Terá que entrar com username e password. Se tal voltar a ocorrer no próximo login, deverá contactar o helpdesk.



Possuo o Sistema Operativo Windows Vista. Poderei utilizar o meu cartão de assinatura digital?

    O cartão foi testado nos Sistemas Operativos Windows 2000, XP e 7, que são os sistemas utilizados no Ministério da Justiça. Não há garantias do seu bom funcionamento noutras versões ou sistemas Operativos (Mac, Linux).



Instalei o software Kit e-seguro 4.0. Qual a sua função?

    Ao correr este software está a fazer a instalação dos seguintes componentes no seu PC:
    1. Dos certificados que estabelecem a hierarquia de certificação da Entidade Certificadora da Justiça que permite reconhecer o certificado do utilizador como fidedigno, ou seja, o certificado da CA (Autoridade de Certificação) da ECEE (Entidade Certificadora Eletrónica do Estado) e o certificado da EC da Justiça.
    2. O Aplicativo “KeyOne Renewal”, que permite fazer a ativação do cartão e a modificação dos dados dos certificados.



Instalei o software Classic Client. Como Poderei ver o conteúdo do meu cartão?

    Terá que ir ao Iniciar (Start), escolher a opção programas (Programs), aceder a Gemalto/Classic Client Toolbox e de seguida clicar em “Certificados”, no lado direito do ecrã. Serão apresentados os três certificados que o cartão possui. Ao fazer duplo clique sobre cada um dos certificados ou clicando em “Mostrar detalhes” serão apresentados os detalhes de cada um deles.



No Internet Explorer, o meu certificado tem aposto um círculo vermelho com uma cruz branca e o seu estado apresenta-se como: “este certificado expirou ou ainda não é válido”. Qual o motivo para este estado?

    Verifique se a data do seu computador está correta ou se o seu certificado está expirado.



Não consigo assinar um documento de formato pdf. Como devo proceder?

    Para assinar documentos em formato pdf, terá de configurar o acrobat reader para o correto reconhecimento das assinaturas digitais. Para isso deverá seguir o caminho descrito: “Editar/Preferências/Segurança”, de seguida clicar em “preferências avançadas” que fará surgir uma nova janela e escolher a tabulação “Integração com o Windows” e deverá selecionar as três opções (colocar um visto em todos os quadradinhos).



    Como consigo verificar se o meu cartão ainda se encontra no estado “Not Activated”?

      Contacte o Administrador da Autoridade de Registo (pki@igfej.mj.pt) ou o serviço de Helpdesk (apoio@igfej.mj.pt) a solicitar informação sobre o estado do seu cartão, ou efetue um teste de assinatura de um documento word. Se conseguir assinar corretamente, significa que o seu cartão já está ativado. Se lhe der um erro no ato da assinatura é porque o word deteta que os certificados do seu cartão ainda se encontram na lista de certificados revogados, logo no estado “Not Activated” e não deixa assinar.



    Quando tento aceder à página para modificar e instalar os certificados de um pedido de modificação (https://icpra.itij.mj.pt:9461), dá-me o erro “O web site recusou a visualização da página web”.

      Deve verificar se está a cumprir os seguintes requisitos:
      1. Ter o cartão que contém os certificados a serem modificados, inserido no leitor;
      2. Ter o aplicativo “KeyOne Renewal” instalado no PC. Este se estiver instalado encontra-se no seguinte caminho: C:\Program Files\Safelayer;
      3. Possuir a versão mais atualizada do software “Classic Client” instalado no PC. Esta versão encontra-se na página http://icp.igfej.mj.pt e para verificar a do seu PC aceda a, Iniciar\Todos os Programas\Gemalto\Classic Client\Classic Client Toolbox. Surgirá uma janela onde deve escolher a opção Diagnóstico\Ajuda\Ferramenta de Diagnóstico\Classic Client\Produto\Versão do Produto. É-lhe apresentada na parte inferior da janela a versão instalada.



    Depois de modificar o meu cartão verifico que os certificados continuam com a data e dados antigos. Qual a causa?

      O processo de modificação é constituído por dois passos: o passo em que são gerados os novos certificados e o passo em que estes são descarregados para o cartão. Por vezes quando surge a primeira mensagem, o utilizador pensa que o processo terminou e não avança com a descarga, ficando o cartão com os certificados antigos. Há que voltar a aceder ao link https://icpra.itij.mj.pt:9461 que lhe fará aparecer uma janela com a mensagem de certificados gerados com sucesso e um botão a dizer “Install Certificates”, onde deverá clicar.



    Quando pretendo publicar o meu certificado de cifra na Internet através da página http://icp.igfej.mj.pt, dá-me o erro “O internet Explorer não consegue mostrar a página Web”.

      Isto acontece porque ao clicar na opção “Autorização de Publicação” nessa página, o seu cartão não está inserido no leitor. Deverá previamente colocá-lo e só depois escolher a opção em causa, o que fará com que o seu PIN seja solicitado para ser efetuada a leitura do cartão.



    Ao tentar ativar o meu cartão surge o erro de não acesso ao servidor. O que posso fazer?

      Quando isso acontece significa que momentaneamente existe algum problema na ligação e deverá tentar mais tarde. Se o problema persistir deverá tentar a partir de outro PC. Se ainda assim não conseguir, entre em contacto telefónico com o serviço de helpdesk do IGFEJ (707 200 004).



    Não consigo aceder ao SITAF com o meu cartão, nem sequer me pede o PIN. O que poderá ser?

      1. Verifique, através do browser em Ferramentas\Opções da Internet\Conteúdo\Certificados se lhe aparecem os seus certificados na opção “pessoal”.
      2. De seguida verifique qual a hierarquia de certificação apresentada nos mesmos, fazendo duplo clique em cima de um deles e escolhendo a opção “caminho da certificação”. Este caminho deverá começar no certificado da GTE CyberTrust para que o acesso ocorra com sucesso. Caso comece no certificado da ECRaizEstado auto assinado, há que removê-lo da Trusted List do Browser.



    Ao assinar um documento no Acrobat e após selecionar o certificado é apresentado o erro: "2148073504 erro de plataforma". Qual a causa?

      Se o seu sistema operativo é o Windows 8, então a versão do seu Adobe Acrobat terá de ser igual ou superior à 10.0, ou seja, o Adobe Acrobat X Pro. Se for inferior, dá-lhe o erro supra citado.